Mesmo que estejam poucos quilos acima do peso, todas nós, mulheres, estamos sempre em busca de enxugar alguns centímetros na cintura, definir a barriga ou eliminar aquela gordurinha que não vai embora nem mesmo com muitos exercícios.

Para buscar o corpo perfeito com saúde e melhorar sua qualidade de vida, muitas de nós buscamos saber tudo sobre a dieta cetogênica, uma das dietas mais populares entre o público feminino e que tem resultados excelentes, mesmo quando feita em pouco tempo.

Entenda tudo sobre a dieta cetogênica

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Foto: PEXELS

Quando começamos a pesquisar tudo sobre a dieta cetogênica, um dos primeiros pontos que costumam chamar muito a atenção é o rápido emagrecimento quando se começa a seguir esse programa de emagrecimento.

Em geral, em um mês, é possível eliminar até oito quilos, garantindo assim que você entre em forma muito rapidamente.

Aliás, dentre tudo sobre a dieta cetogênica que conseguimos descobrir, como o ânimo para os exercícios e até a melhoria na qualidade de vida, muitas dúvidas vem à mente. Uma das principais é: ela realmente funciona mesmo?

Como a dieta cetogênica funciona?

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Quem deseja descobrir tudo sobre a dieta cetogênica precisa entender, antes de tudo, como ela funciona, qual é seu grande segredo.

A dieta cetogênica incentiva o baixo consumo de carboidratos, retirando os carboidratos vazios, como aqueles feitos com farinha de trigo ou repletos de açúcar da alimentação, e incentivando a ingestão de proteínas e gorduras.

Os carboidratos, quando verificamos  a dieta cetogênica, percebemos que são permitidos, em pequenas porções, apenas aqueles feitos com cereais integrais (com exceção da aveia, cuja ingestão está proibida enquanto a dieta estiver sendo realizada).

Mas, você sabia que entender tudo sobre a dieta cetogênica é mais fácil do que aparenta? Nesta dieta, o organismo é reprogramado para encontrar uma nova alternativa de geração de energia para que funcione normalmente.

Na cetogênica, sai de cena o carboidrato, que fornece energia rápida para o corpo, e entra em seu lugar as gorduras localizadas no tecido adiposo corporal. Durante essa transformação, ocorre a formação de ácidos graxos e corpos cetônicos, quebrando a gordura corporal.

Na dieta cetogênica, as proteínas ingeridas durante a refeição também podem ser utilizadas para a obtenção de energia. Mas, como esse processo requer mais “esforço” energético, o emagrecimento também acontece, graças ao aumento da temperatura corporal necessários para que o corpo transforme proteínas em combustível.

Porque fazer a dieta cetogênica?

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Algumas mulheres podem ser um pouco mais reticentes ao fazer a dieta cetogênica pelo programa ser considerado restritivo demais, afinal é preciso modificar quase que completamente a sua alimentação, deixando de lado aquelas guloseimas que toda mulher adora, como doces, biscoitos ou chocolates.

Entretanto, quando pesquisamos sobre a dieta cetogênicapercebemos que, o que parece um sacrifício, acaba valendo muito a pena, afinal essa dieta tem muito mais benefícios do que desvantagens.

Vantagens da dieta cetogênica

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Queima gorduras rapidamente

Por restringir o consumo de carboidratos, uma fonte rápida de energia, e incentivar a ingestão de proteínas, a queima de gorduras acontece mais facilmente do que o visto em outras dietas que permitem o consumo de carboidratos.

Controla a insulina

O diabetes vem se tornando uma das doenças mais graves e comuns dos últimos tempos, reflexo da alimentação errada que estamos acostumadas a fazer todos os dias.

Mas, quando você começa a dieta cetogênica, o índice de glicose, que tende a aumentar com o consumo de carboidratos, fica controlado quando se adota esse programa de emagrecimento.

Isso acontece porque os carboidratos estimulam o pâncreas a produzir muita insulina. E insulina em excesso acaba deixando seu corpo resistente à ação do hormônio, contribuindo assim para o surgimento da doença.

A dieta cetogênica tem resultados positivos também para os portadores de diabetes tipo 1. Neste caso, as pessoas diagnosticadas com a enfermidade tem menos episódios de hipoglicemia, que é quando a glicose no organismo cai rapidamente. Para os portadores de diabetes do tipo 2, a cetogênica diminui a resistência à insulina, ajudando a controlar a doença.

Controla o apetite

Uma dificuldade comum quando começamos uma dieta nova é lidar com a fome. Afinal, parece que quando decidimos emagrecer, a fome triplica, não é mesmo? Quem opta pela dieta cetogênica não sofre com esse problema.

Isso acontece porque as proteínas demoram mais para ser digeridas pelo intestino do que os carboidratos, deixando uma sensação de saciedade por muito mais tempo.

Quando você está saciado, acaba evitando a tentação de comer alimentos que não fazem parte da dieta ou em quantidades maiores do que realmente o necessário, evitando a tentação de que você saia do programa e acabe ganhando alguns quilos a mais, mesmo que sem querer.

Protege a massa magra

Quando você começa a pesquisar sobre a dieta cetogênica, um comentário muito comum é que essa dieta acaba prejudicando a massa magra, que vai embora junto com a gordura.

Esse comentário não é verdade. O consumo de proteína acaba incentivando o aumento da massa magra, deixando seu corpo ainda mais definido e com menos gorduras.

Como montar um cardápio ideal para a dieta cetogênica?

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A dieta cetogênica é marcada pela presença intensa de alimentos ricos em proteínas, minimizando o consumo de carboidratos. Por isso, é necessário construir um cardápio bastante equilibrado.

Em boa parte das refeições, quem adota a dieta cetogênica deve incluir ovos, carnes, aves, peixes, castanhas, óleos saudáveis, abacate e vegetais. Para adoçar bebidas como o café ou os chás, prefira adoçantes como a estévia.

Por outro lado, alimentos como massas, pães, bolachas, doces em geral, alimentos industrializados, sucos, frutas muito açucaradas, cereais e tubérculos como mandioca e batata, que são ricos em carboidratos, devem ser evitados.

A quantidade ideal de alimentos que devem estar presentes em cada refeição varia de acordo com o objetivo desejado, a idade, o sexo e o nível de atividade física praticada por cada pessoa.

Por isso, é importante procurar a ajuda de um nutricionista, para que o profissional lhe ajude a decidir o tamanho de seu prato, além de dar dicas de lanchinhos saudáveis e outras receitas para que você possa variar a receita e não sentir tanta dificuldade para se adaptar à cetogênica.

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