Tudo sobre o aparelho do momento - Invisalign

Tudo sobre o aparelho do momento - Invisalign

O Sistema Invisalign é a nova ferramenta para fazer você sorrir com mais conforto e felicidade em todos os momentos do seu dia.

Com certeza você conhece, já conheceu ou até mesmo já precisou fazer algum tipo de tratamento ortodôntico para alinhar e corrigir os dentes, certo? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira possui alguma disfunção que exige um tratamento ortodôntico. 

Por sua vez, esses tendem a serem demorados e muito doloridos, de acordo com a complexidade de cada caso em particular. Muitas pessoas também deixam de fazer o tratamento por questões estéticas, às vezes, o uso do aparelho convencional acaba prejudicando a auto estima do paciente por comprometer o sorriso com tantos metais nos dentes. Mas, e se eu te falar que esse problema tem solução? 


Com os avanços da tecnologia e técnicas na área ortodôntica já existem tratamentos diferenciados dos convencionais, estes, que não prejudicam a estética do sorriso do paciente e acabam por ser mais práticos em diferentes âmbitos. Estamos falando do sistema Invisalign, que trouxe diversos avanços para a odontologia e maior conforto aos pacientes. 

Mas afinal, o que é o Invisalign?

O sistema Invisalign é uma ferramenta que os ortodontistas utilizam para a correção do posicionamento dos dentes, mas, diferente dos métodos ortodônticos convencionais, a alternativa dispõe de moldes transparentes, estes, quase imperceptíveis. Os chamados alinhadores são feitos sob medida diante da arcada dentária de cada paciente. 

Se trata de um procedimento realizado por meio de placas transparentes que fazem com que os dentes se movimentem com precisão e rapidez. 

Esses alinhadores são trocados a cada 15 dias, conforme a orientação do dentista. O alinhamento dentário se dá pelo fato de que cada alinhador apresenta uma diferença na posição dos dentes em relação ao alinhador anterior.

dieta_hcg

Todo o tratamento é simulado em um software 3D, no qual é possível visualizar detalhadamente o processo do começo ao fim. Dessa forma, o paciente já tem uma ideia de como ficará seu sorriso antes mesmo de dar início ao procedimento ortodôntico. 

Qual a diferença entre o Invisalign e outros tipos de aparelho?

Diferente dos moldes convencionais, o aparelho dental transparente Invisalign não é composto por fios e bráquetes, e também, não necessita do uso das borrachinhas. Além disso, a ferramenta não causa tanto desconforto quanto os aparelhos tradicionais, pois os alinhadores se encaixam com precisão na boca do paciente. 

Por se tratar de uma estrutura removível, não há acúmulo de resíduos alimentares. Desse modo, os riscos de pacientes desenvolverem cáries, doenças na gengiva e mau hálito são bem menores. 

Além de auxiliar na higienização e trazer conforto e comodidade ao tratamento do paciente, o Invisalign também ajuda na auto estima daqueles que se sentem incomodados com a estética do aparelho convencional. Dessa forma, é possível corrigir os dentes sem que ninguém perceba!

Eficiência no tratamento com Invisalign

É comprovado que o sistema Invisalign funciona para 99% dos casos. A empresa que criou o aparelho foi a Align Technology, nos Estados Unidos. Ao todo, foram investidos 1 bilhão de dólares em pesquisa de materiais plásticos, engenharia e simuladores de movimento dentário para a produção do aparelho. 

O plástico que compõe os alinhadores invisíveis do Invisalign são construídos através de impressoras 3D com um material chamado SmartTrack. Esse material de alta capacidade elástica e precisão, oferece total adaptação para cada paciente. 

O sistema do aparelho também conta com pequenas saliências fixadas estrategicamente nos dentes com resina transparente, estas, interagem com o alinhador para promover a movimentação dos dentes. Acabam por ser então, são as substitutas dos braquetes metálicos. 

Agilidade e rapidez

O sistema Invisalign é 50% mais rápido que os tratamentos ortodônticos convencionais. Com o planejamento virtual do software é possível controlar melhor a posição dos dentes, o que torna o procedimento mais eficaz e veloz que os tradicionais. 

Outro fator que auxilia na agilidade do tratamento com o Invisalign se dá pelo fato de que o dispositivo dispõe da capacidade de promoção de força nos dentes que requerem uma melhora de posicionamento sem afetar os dentes vizinhos, fato este, que pode acontecer com outros modelos de aparelhos. 

Quanto custa o Invisalign ?

Assim como com os aparelhos convencionais, o valor do Invisalign é relativo, pois se adequa à complexidade do caso de cada paciente. 

Não se esqueça que por mais que o sistema seja um grande sucesso, o resultado de qualquer tratamento varia com a competência do profissional. 

Mas, para obter parâmetros sobre o preço do Invisalign para cada paciente, é possível seguir o seguinte passo a passo: 

  • Diagnóstico;
  • Avaliação;
  • Tratamento; 
  • Tratamento virtual em computador com o sistema Invisalign de correção da posição dos dentes; 

Posteriormente, será solicitado à Align Technology a confecção dos alinhadores invisíveis que serão utilizados durante o tratamento. 

Procedimentos para melhorar ainda mais o seu sorriso e sua auto estima 

Assim como a correção de disfunções nos dentes e na arcada dentária, existem diversos procedimentos ortodônticos que podem resultar em um sorriso mais bonito e brilhoso do paciente. São estes: 

  • Clareamento

O clareamento dentário consiste em um processo de limpeza da parte exterior dos dentes. Com isso, torna-se capaz de retirar impurezas e tornar a dentição mais branca. Neste caso, é fundamental que o profissional responsável oriente todo o tratamento para que seja realizado corretamente sem ocasionar danos. 

  • Lente de contato

A lente de contato dental é uma prótese sobreposta aos dentes naturais. Se caracterizam por serem muito finas, com cerca de 0,2 milímetros cada. Esta é considerada um dos tratamentos mais avançados na estética bucal com resultados rápidos e naturais. Nos últimos anos o método se tornou um dos mais procurados para reconstrução da estética dos dentes. 

  • Implante dentário

O tratamento de implante dentário devolve a estabilidade dos dentes e a segurança do paciente ao falar em público, por exemplo. Não existem chances de deslocamentos dos dentes, além da melhora da fonética e total harmonia visual.

Importante! 

Independente do tratamento odontológico o qual deseja realizar, deve-se ter em mente que a opinião de um ortodontista é fundamental. Procure por profissionais especializados no tipo de procedimento no qual tem interesse e converse sobre suas opções de tratamento. Assim, você avalia todas as alternativas até que encontre a que melhor se encaixe à você e suas necessidades.

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Vue Odonto

Deixar um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *