Varizes: Será que elas podem voltar mesmo após a cirurgia?

As varizes sempre foram um incômodo constante principalmente na vida das mulheres. Elas aparecem sem aviso e podem acabar com a autoestima além de deixar a circulação do corpo prejudicada. Há vários tratamentos para tal, como a intervenção cirúrgica.
Para acabar com as varizes,  foi desenvolvida uma cirurgia corretiva que ajuda a eliminar o problema. Mas mesmo depois da cirurgia uma dúvida fica no ar, existe a chance de que as varizes voltem a aparecer?
Nesse texto, vamos falar sobre às chances de que as varizes voltem mesmo depois da cirurgia e explicar um pouco sobre esse problema para você saber exatamente o que esperar do tratamento e como se prevenir.

O que são varizes ?

Foto: CEP VARIZES

Normalmente, se apresentam como marcas tortas crescendo nas veias do corpo humano. Esse tipo de marca é normalmente mais aparente nos membros inferiores, ficando quase sempre próximas a coxa e a região dos glúteos.
Porém não é raro ver às varizes em outras partes do corpo. Embora elas não representem um risco real à saúde, podem ser bastante incômodas para a autoestima e muitas vezes causar problemas como a depressão e o afastamento das relações por vergonha.
Esse problema é bastante comum em mulheres mas existem sim vários casos onde homens sofrem de varizes e às causas não são muito claras.

Como é a cirurgia?

Foto: NUTRIELA

Existem três formas mais comuns desta cirurgia, e o paciente é indicado para uma delas de acordo com a gravidade da situação em que se encontra ou em alguns casos de acordo com a preferência pessoal.
A primeira forma é através de uma injeção de espuma, que ao ser aplicada diretamente nas varizes obriga o sangue a encontrar outro caminho para circular e desfaz o inchaço fazendo sumir o problema. Outra forma é a radiofrequência que utiliza uma onda sonora para gerar calor e fechar às varizes.
Por fim, existe a cirurgia a laser. Assim como na modalidade anterior, o laser vai ser utilizado para gerar calor e forçar um fechamento das varizes, não existem diferenças de resultado final entre elas mas existe sim uma diferença grande de tempo de efeito.

As varizes podem voltar mesmo depois da cirurgia?

Foto: DICAS

Sim! Inclusive é bastante comum que elas voltem, porém o retorno das varizes não é causado por uma falha na cirurgia ou por um fator genético hereditário como muitas pessoas parecem pensar.
Na verdade, o retorno das varizes pode ser evitado pelo próprio paciente desde que ele se dedique a isso depois da cirurgia e consiga se manter atento. Alguns dos motivos mais comuns para o retorno das varizes são:
Como evitar o retorno das varizes?
Foto: PURE PILATES

A melhor forma de evitar que esse problema aconteça é simplesmente perder peso, o sobrepeso está diretamente ligado com o aparecimento das varizes e se você fizer a cirurgia e continuar com o mesmo corpo é bem provável que elas iram voltar e inclusive podem ficar maiores.
A cirurgia é recomendada apenas para quem está decidido a perder peso e começar uma rotina de exercícios físicos que ajudem a manter o corpo em forma e melhore a circulação sanguínea.

Peça uma avaliação adequada do seu caso

Foto: VENNA

Atualmente, as avaliações eficazes da saúde das varizes incluem pelo menos três componentes: um histórico médico e familiar detalhado, um exame visual cuidadoso de suas pernas e uma ultrassonografia duplex completa de suas pernas.
Esse processo de avaliação não deve ser apressado e deve levar cerca de uma hora. Os históricos médicos e familiares são importantes para entender seu perfil de risco pessoal para varizes, o que pode ajudar na detecção de veias doentes e na seleção de estratégias para prevenir recorrências no futuro.

Escolha um médico experiente em varizes

Foto: VASCULAR

Nem todas as técnicas de tratamento são iguais. As técnicas mais recentes e menos invasivas são geralmente mais eficazes e agradáveis ​​do que os procedimentos cirúrgicos mais antigos, como a remoção de veias.
De fato, em até 50% dos casos, a cirurgia causa “neogênese” ou a geração de novas varizes na região da cirurgia. Não só as veias crescem de volta, mas elas crescem de volta sem nenhuma válvula dentro delas, o que significa que elas estão em pior forma do que as veias que estavam lá originalmente.
Isso pode não ocorrer com todos os pacientes, mas certamente alguns pacientes podem desenvolver sintomas mais graves do que antes da cirurgia.
As técnicas mais modernas e minimamente invasivas, como a radiofrequência endovenosa (“dentro da veia”) e a laser , mostraram ser um pouco mais eficazes, com taxas de fechamento permanentes em torno de 95% em 5 anos.

Tenha um estilo de vida saudável para reduzir o risco

Foto: BNT

Uma vez que seu médico veia tratou suas varizes, você pode desempenhar um papel em ajudar a impedir que suas veias varicosas voltem. 
Certos fatores de estilo de vida contribuem para a probabilidade de desenvolver varizes, como ter excesso de peso ou obesidade, manter um estilo de vida sedentário, ficar de pé ou sentado por muitas horas e fumar.
Com base no seu histórico médico e familiar, o médico irá trabalhar com você para desenvolver estratégias para ajudar você a perder peso, manter um programa regular de exercícios, evitar ficar sentado ou em pé por muito tempo e parar de fumar.
Todos esses esforços podem ajudar muito a manter seu sistema vascular saudável e prevenir a recorrência de varizes. Assim, você irá evitar que as varizes voltem, mesmo após a cirurgia.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre varizes e evitar que voltem após a cirurgia!
Veja também:
Por que a hidroginástica para gestantes pode ajudar na hora do parto?
7 doenças causadas pela obesidade que afetam mais o sexo feminino
Ballet Fitness: Conheça 5 motivos para fazer ou pelo menos testar
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?