fbpx

Voleibol é um dos esportes mais praticados e amado no mundo. Criado no final do século 19, nos Estados Unidos, o esporte cresceu e hoje é responsável por ter uma das ligas mundiais mais rentáveis. Além disso, o voleibol é um esporte olímpico e faz parte das aulas de educação física no nosso país.

Quem nunca brigou na aula de educação física porque queria jogar vôlei, não é mesmo? Há vários alunos que amam o esporte, e os professores costumam dividir a quadra entre os amantes do voleibol e do futsal.

Mas como o voleibol ganhou tantos fãs? É o que vamos abordar neste artigo. Fique conosco e conheça tudo sobre o voleibol, assim como curiosidades bem legais sobre o esporte!

Conheça um pouco sobre o voleibol

O voleibol foi criado pelo professor William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895. O esporte foi criado nos Estados Unidos e se tornou bastante popular por lá, até ser exportado para o mundo todo.

Tinha como objetivo diminuir a causa das lesões que normalmente eram causadas pelo contado direto com os adversários. Seu primeiro nome foi Mintonette, mas depois ficou popularmente conhecido como Volleyball.

Depois que o voleibol se popularizou, foi estabelecida a Fundação Internacional de Voleibol (FIVB) em 1947. Logo depois, aconteceu o primeiro campeonato mundial de voleibol, onde só participaram as equipes masculinas. Mas em 1952 foi liberada a participação das equipes femininas.

Posteriormente, foi aceito como uma das modalidades dos Jogos Olímpicos em 1964 e se mantém até hoje. Então por ser um esporte bastante apreciado pelas pessoas, o voleibol ganhou outras variações.

Ele ganhou algumas formas diferentes de ser praticado, como na praia, no quintal com os amigos, na quadra. Onde você mesmo pode criar as regras.

Outras modalidades de voleibol, como vôlei na praia, já é conhecido por também ser um esporte oficial. Quem costuma acompanhar programas de esportes nos domingos, já deve ter visto competições de vôlei de praia.

Lembrando, que para ser uma competição oficial ela deve seguir as regras da (FIVB). Então o voleibol oficial e praticado em uma quadra aberta ou fechada, com dimensão de 18 x 9 metros. A rede pode ser colocada a uma altura de 2,43 para as competições masculinas, e 2,24 para as femininas.

As partidas são divididas em até cinco tempos, que são chamados de sets, que termina quando uma delas marca 25 pontos. Para marca os pontos, os jogadores devem fazer com que a bola toque no chão do adversário ou se a outra equipe errar na hora do saque e não conseguir fazer com que a bola chegue do outro lado.

Cada equipe deve ter 12 jogadores, mas só entraram em quadra 6 e os outros ficam no banco de reserva. Cada jogador só pode ser substituído uma vez, exceto o líbero. Esse jogador é responsável pela recepção e defesa e tem que usar um uniforme diferente dos demais.

Curiosidades incríveis sobre o voleibol.

Você sabia que a modalidade de voleibol feminina é mais popular que a masculina? Isso porque os jogos masculinos têm uma velocidade maior, fazendo com que o expectador sinta um pouco de dificuldade para acompanhar. Além do Brasil ser o país do futebol, ele também se destaca no voleibol, segundo a FIVB.

Sabia também que a velocidade da bola na hora do saque pode chegar a 140 km/h? É como um carro em alta velocidade! E você terá que pará-lo apenas com a sua força.

Essas são algumas das curiosidades sobre o voleibol. Separamos outras ainda mais legais e que você provavelmente não sabia!

É o sexto esporte mais praticado no mundo.

half-voleibol-feminino

Foto: AEISEG

Como podemos observar, é um esporte que tem muitos fãs. O voleibol é praticado por mais ou menos 600 milhões, e tem cerca de 120 anos de história. Marcando cada geração e fazendo com que não fosse esquecido. Sua popularidade se dá muito pelo fato de ser um esporte olímpico e também por ser de fácil aprendizado.

A primeira medalha olímpica do Brasil foi em 1984

B5E44C9C79BD454CA35DA592033925FE

Foto: ESPORTES

Mesmo não tendo conquistado a medalha de ouro em Los Angeles, a equipe brasileira ganhou destaque, pois trazia a medalhada de prata. Essa medalha foi considerada como um incentivo para que mais equipes fossem formadas, assim estimulando a competitividade entre as regiões e fazendo com que mais pessoas conhecessem o esporte.

O jogo mais logo de voleibol durou 4 horas

masculinos-voleibol-generica-2-new

Foto: SL

Sim, imagine ficar disputando 4 horas um jogo. Bem cansativo, não é mesmo? Mas isto já aconteceu. Foi em um jogo entre a Polônia e a União Soviética em 1976.

Certamente, as equipes ficaram bem ansiosas para saírem vencedoras. A seleção campeã desta partida foi a seleção Polonesa. Mas, por ficarem 4 horas em quadra, ambas merecem os parabéns!

Em media são dados de 60 a 80 saltos por partida

Os atletas do voleibol devem ter um maior cuidado com os joelhos e as articulações, já que saltam muito para fazer o bloqueio ou então para montar uma jogada. Pode chegar até 100 saltos em uma única partida, sendo a média de 60 a 80 saltos. Também é uma ótima opção para fortalecer os músculos.

É considerado o esporte olímpico mais completo

Além de ser um esporte que quase não tem contato físico com o adversário, o voleibol também é um dos esportes que trabalha o corpo todo, sem fazer com que o atleta fique muito cansado, como no caso do futebol e handebol.

É uma ótima pedida para pessoas que gostam de esportes e deseja emagrecer. Também é uma das atividades mais recomendadas para crianças e adolescentes, já que ensinam muito sobre disciplina, além de manter a saúde em dia.

Por isso, ele deve ter uma alimentação balanceada e sempre que possível praticar outras atividades físicas que ajudem a fortalecer as articulações. Assim irá diminuir o risco de lesões e possíveis acidentes que pode deixá-lo fora da quadra.

Portanto, o voleibol pode ser praticado de diversos modos e fazer com que você se divirta com seus amigos e familiares, e caso goste muito pode telo como uma profissão e entrar em uma equipe profissional. E sempre que possível assista aos jogos profissionais ou amadores, garanto que vai gosta e aprender muito!

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o voleibol. Abraços e até a próxima!

Veja também:

Conheça a história do ballet e como tudo começou

Dieta Gracie: Aprenda Tudo Sobre Ela

Bodybuilding: Adote um novo estilo de vida

Classifique

Nenhum comentário para "Voleibol: História e curiosidades sobre o vôlei que você não sabia!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *