A aula de zumba é uma aula de dança, embalada pelo ritmo latino. Com certeza você já deve ter ouvido falar, afinal, a dança se tornou um grande sucesso nas academias nos últimos anos. Mas afinal, zumba emagrece ou não?

E a fama da aula de zumba se justifica por diversos fatores. A aula é super dinâmica, divertida e o melhor: você irá ter um grande gasto calórico. Ou seja, se você está no processo de emagrecimento, a zumba poderá ser uma grande aliada.

Mas não importa se você escolheu essa atividade para melhorar seu condicionamento físico, emagrecer ou somente sair do sedentarismo. A aula de zumba pode ser a sua melhor saída para sentir-se bem.

Zumba: a febre das academias

zumba

Foto: NIT

Criada pelo colombiano Alberto Perez, que transformou um exercício físico em uma grande festa.  A zumba é uma dança aeróbica que incorpora músicas latinas em suas coreografias, como salsa e merengue, somando com exercícios para o corpo todo.

A experiência foi bem aceita por seus alunos e, rapidamente, ela virou febre. A modalidade chegou ao Brasil em 2012. Além disso, é uma dança intensa, mas pode ser feita por alunos de todas as faixas etárias.

A zumba é um exercício físico que se tornou altamente popular nos últimos anos. As aulas mesclam diferentes tipos de danças tradicionais e exercícios, tornando a atividade divertida e prazerosa. Por este gasto calórico, é certo dizer que a zumba emagrece.

Foi justamente a alegria das aulas que conquistou milhares de pessoas e, atualmente, a zumba tem mais de 15 milhões de adeptos em todo o mundo.

Como são as aulas de zumba

zumba 2

Foto: BLOOFIT

A aula de zumba é para deixar os alunos em constante movimento. Os braços devem fazer movimentos circulares, pois trabalha o anterior e o posterior deles.

As pernas, os passos são de lado e para trás, até girar todo o corpo. Há também exercícios de agachamentos para trabalhar os músculos e glúteos. Os diferentes tipos de atividades fazem com que o aluno faça uma abdominal em pé, sem nenhum esforço.

Com músicas muito animadas, ações dentro do ritmo e diferentes, as aulas não são tediosas e cada exercício é excitante e novo. Os movimentos são fáceis de aprender e pessoas de qualquer idade ou condicionamento físico podem fazer.

As modalidades da Zumba

zumba 3

Foto: AILEY

Mas não é em espaço de dança que a zumba pode ser feita. Por conta do seu sucesso, a dança ganhou diversas modalidades diferentes. Com isso, a zumba emagrece não só pela dança, mas também pela mistura de outros exercícios, que são:

  • Aqua Zumba: Nesta modalidade, a aula de zumba é feita na piscina;
  • Zumba Step: A aula de zumba concentrada nos membros inferiores;
  • Zumba Sentao: Apesar do nome um pouco estranho, essa modalidade utiliza uma cadeira como base, para fortalecer e equilibrar a região do core (abdômen, lombar, glúteos e oblíquos).

E todas essas modalidades de zumba emagrece também. Além disso, temos também o Zumba Toning, que tem foco em tonificação do corpo, trabalhando principalmente os membros superiores.

Para os idosos, temos o Zumba Gold, que possui os movimentos adaptados. É uma atividade com baixo impacto, sendo indicada também para gestantes ou pessoas que não devem realizar exercícios de alto impacto.

Para as crianças, temos o Zumba Kids. É uma ótima atividade para os pequenos, pois além de ajudar a manter a saúde e o peso, ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras.

Por que a aula de zumba emagrece?

zumba 4

Foto: FITNESS

A zumba emagrece porque tonifica os músculos e queima calorias. Além disso, é uma atividade realizada com prazer, o que leva as pessoas a praticarem com mais assiduidade.

A alternação de coreografias e exercícios de alta intensidade com as de média e baixa resulta em uma variação na frequência cardíaca e maior demanda de energia. E também é uma atividade de bem-estar, onde a aula também serve como uma terapia.

Benefícios que a aula de zumba oferece

zumba 5

Foto: CLONDAL

Além de ser um exercício completo para o corpo e proporcionar uma energia contagiante, a aula de zumba oferece diversos benefícios, como:

  • Tonifica os músculos;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Melhora a aparência física;
  • Auxilia no equilíbrio e na postura;
  • Aumenta o nível de oxigênio arterial;
  • Emagrece;
  • Reduz o percentual de gordura;
  • Melhora o humor;
  • Fortalece o bumbum e as pernas;
  • Melhora a agilidade;
  • Melhor a autoestima;
  • Proporciona interação social;
  • Trabalha a sensualidade.

Melhora o humor e a coordenação motora

zumba 6

Foto: SHAPE

Que a zumba emagrece é fato. No entanto, ela também é uma forte aliada para melhorar o humor. Após os exercícios, o hormônio do bem-estar, a endorfina, é liberada na corrente sanguínea da pessoa, dando a ela a sensação de prazer.

Além disso, a zumba também melhora a coordenação motora de um indivíduo. Afinal, ela trabalha com o senso de direção, fazendo o aluno movimentar todos os membros.

Ajuda na saúde cardiovascular

O melhor benefício da zumba é ajudar na saúde cardiovascular de uma pessoa. Muitos estudos afirmam que uma das melhores formas de melhorar a condição cardiovascular é com atividades físicas, como a dança.

A zumba associa vários ritmos, ajudando o sistema cardiovascular a trabalhar melhor e deixando você com mais disposição.

Trabalha a sensualidade e melhora a autoestima

zumba 8

Foto: ZUMBA

Os ritmos latinos trabalhados na zumba exalam sensualidade. Por isso, as coreografias de salsa, merengue e outras, desperta o lado mais sensual da pessoa.

Outro ponto importante da zumba é que ela ajuda a melhorar a autoestima. Mesmo quem não sabe dançar e se sinta um pouco tímido no início, se diverte com as aulas e acaba soltando o corpo. A interação com outras pessoas também fazer o astral elevar e melhorar a qualidade de vida, tornando você mais seguro e confiante.

Você se diverte dançando!

zumba 9

Foto: American

A zumba emagrece da forma mais divertida que existe, dançando. Distrair-se é ótimo e essa é uma das razões desse exercício ser tão benéfico para o corpo e para a mente.

Fazer aulas de zumba é como ir a uma festa e dançar a noite toda. E o melhor, onde ninguém fica olhando se você é ou não um dançarino profissional. Isso porque você está cercado de pessoas que querem se divertir e ter uma boa qualidade de vida.

O resultado disso tudo é uma hora de alegria, descontração, suor e muita dança.

Se interessou pela zumba? Procure agora mesmo uma academia para aproveitar todos os seus benefícios! Compartilhe o artigo com suas amigas para que elas também possam conhecer os benefícios da zumba.

Veja também:

Ballet Fitness: Conheça 5 motivos para fazer ou pelo menos testar

Alimentos para ganhar massa muscular

Chá de sene emagrece mesmo? Descubra a resposta aqui

Vamos desmistificar: Zumba emagrece de verdade?
Classifique

Nenhum comentário para "Vamos desmistificar: Zumba emagrece de verdade?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *